terça-feira, 20 de setembro de 2011

Arte no Brasil - Barroco

O barroco era ligado a religiosidade, e se desenvolve em um período após o processo de Reformas Religiosas, a igreja católica perdeu muito espaço e poder, mesmo assim os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso na Europa, a arte barroca surge no contexto de expressar o contraste de espiritualidade e teocentrismo, eram obras rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.
Barroco significa " pérola irregular" ou "pérola deformada", representando características deste período, da idéia de irregularidade
No século XVIII com a descoberta do ouro em Minas Gerais começou a produção artística barroca no Brasil, existia muitos artistas em pleno desenvolvimento e um dos mais conhecidos neste período foi Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho, conhecido pelo forte caráter religioso eram feitas de madeira e pedra-sabão.
No Salvador o barroco se destacou em decorações de igrejas como de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco



Algumas características do Barroco:
– uso de contrastes: as idéias opostas seduzem o barroco; os textos mostram choques entre amor e dor, vida e morte, religiosidade e erotismo, juventude e velhice, etc.
– pessimismo: conflito entre o eu e o mundo. A vida terrena é vista como triste, cheia de sofrimento, enquanto que a vida celestial é luminosa e tranqüila.
– presença de impressões sensoriais: usando seus sentidos, o homem busca captar todo o sentido da miséria humana, ressaltando seus aspectos dolorosos e cruéis.
– preocupação com a transitoriedade da vida: por ser curta, a vida não permite que o homem a viva intensamente, como seria seu desejo.
– intensidade: desejo de expressar as emoções fortes do amor, do desejo e da dor em profundidade, na tentativa de encontrar o sentido da existência humana.
– tentativa de conciliação entre a religiosidade e o racionalismo: há uma constante oscilação entre os dois opostos.

Alguns artistas do Barroco:
Aleijadinho, Manuel da Costa Ataíde, Mestre Valentim

Alguns exemplos do Barroco


Bartolomé Esteban Murillo: Imaculada Conceição, 1678. Museu do Prado, Madrid


Johannes Vermeer: Alegoria da Pintura, c. 1666. Kunsthistorisches Museum, Viena

Rembrandt: Lição de anatomia do Dr. Tulp, 1632. Mauritshuis, Haia

Hyacinthe Rigaud: Retrato de Luís XIV, 1701. Museu do Louvre, Paris

Caravaggio: A crucificação de São Pedro, 1600-1601. Igreja de Santa Maria del Popolo, Roma

Aleijadinho: Cristo no Monte das Oliveiras, Congonhas do Campo



Referências:
http://www.suapesquisa.com/barroco/
http://www.tg3.com.br/barroco/
http://pt.shvoong.com/humanities/linguistics/915496-caracter%C3%ADsticas-barroco/#ixzz1YdI10uUV

Nenhum comentário:

Postar um comentário